O que é vidro temperado? Pra que serve? Veja aqui!

O vidro é um dos materiais mais presentes na vida das pessoas. Está em todo lugar e pode ser encontrado em diversos formatos.

Ele nada mais é do que um material cerâmico transparente que é obtido a partir do resfriamento de uma massa líquida à base de sílica.

O vidro comum é produzido a partir da fusão de dióxido de silício, com carbonato de sódio e de cálcio em temperaturas de aproximadamente 1250 graus célsius.

Mas o que é o vidro temperado?

O vidro temperado nada mais é do que um tipo de vidro obtido por meio de um processo chamado de têmpera, no qual o vidro comum é submetido a uma alta temperatura (em torno de 700 graus célsius) e resfriado rapidamente.

Esse procedimento faz com que o vidro adquira grande resistência a impactos, tornando-o até cinco vezes mais resistente em comparação com os vidros comuns (conhecidos também como vidros cristais).

Quando quebra o vidro temperado não gera cacos pontiagudos, e por isso é considerado um vidro de segurança.

O que garante essas características a esse tipo de vidro é a alteração da estrutura interna, promovida a partir do processo que citamos acima.

Além disso, o vidro temperado suporta temperaturas de até aproximadamente 200 graus celsius.

Para que serve o vidro temperado?

O vidro temperado é indicado para diversas finalidades, em especial em ambientes em que o material esteja bem suscetível à quebra.

Vamos imaginar que você esteja construindo uma casa e queira instalar janelas e portas de vidro.

Com certeza em algum momento alguém irá esbarrar em uma delas e poderá provocar um acidente grave caso o vidro seja do tipo comum.

Para reduzir as chances de acontecer é importante optar pelo vidro temperado em itens como portas, janelas, mesas, utensílios domésticos, cabines, divisórias, dentre outras milhares de aplicações em que é desejável um vidro com maior resistência mecânica e que não produza cacos pontiagudos.

Como saber se um vidro é temperado?

Há diversas formas de se verificar se um vidro é temperado.

A mais recomendada é utilizando um tipo de teste específico, chamado “tempertest”.

Este método utiliza duas películas especiais, que quando posicionadas em um vidro temperado irão permitir a visualização de manchas que são formadas por um fenômeno chamado anisotropia, que só ocorre no vidro temperado.

O teste é relativamente barato e pode ser usado diversas vezes, viabilizando a compra para fins pessoas.

Outras formas de saber se um vidro é ou não temperado é buscar nele um selo indicativo do fabricante, verificar a existência de pequenas ondulações, e tentar cortá-lo já que isso não é possível no caso de vidros temperados.

O vidro temperado pode ser cortado?

Uma das poucas características negativas do vidro temperado é que ele não pode ser cortado ou perfurado de forma eficaz, caso contrário irá estourar.

Isso acaba muitas vezes por inviabilizar o reaproveitamento desse tipo de material, tornando-o menos ecológico que os vidros comuns.

O que faz um vidro temperado quebrar?

O vidro temperado, apesar de apresentar maior resistência quando comparado a outros tipos de vidro, assim como qualquer outro está suscetível a quebra.

Porém, ao contrário de outros materiais, o vidro temperado também pode quebrar quando submetido a uma simples tentativa de corte ou perfuração.

Quanto tempo dura o vidro temperado?

O vidro temperado tem uma vida útil bem maior que a de outros tipos como o cristal ou mesmo o laminado.

Isso é devido ao fato dele ser até cinco vezes mais resistente que os outros tipos de vidro quando comparamos placas de mesma espessura.

Teoricamente caso não sofra choques mecânicos o vidro pode durar até um milhão de anos.

Por que se chama vidro temperado?

O vidro temperado recebe esse nome por conta de passar por um processo chamado têmpera, que aumenta a resistência contra choques mecânicos e impossibilita a quebra em cacos pontiagudos.

Como curiosidade o processo de têmpera remota a vários séculos, tendo os estudos científicos sobre o método ganhado espaço a partir do século XVII.

Veja também: Vidro laminado ou temperado?

Qual a diferença do vidro temperado e o normal?

O vidro normal, também conhecido como cristal, é um material cerâmico que oferece até cinco vezes menos resistência à quebra que o vidro temperado.

Além disso, quando é quebrado em geral se espalha rápido e produz cacos pontiagudos afiados que podem causar grandes acidentes.

Outra característica bastante relevante é que o vidro temperado suporta temperaturas mais altas que o comum.

Qual é a diferença de vidro laminado do temperado?

Apesar do vidro laminado oferecer maior resistência à quebra se comparado ao comum, o temperado ainda é o que apresenta maior.

Além disso, como o vidro laminado é composto por um “sanduiche” de duas ou mais camadas de vidro comum unidas por uma película fabricada com um material chamado de polivinil butiral, em uma quebra os cacos permanecem unidos evitando graves acidentes.

E uma última característica bastante notável que os vidros laminados apresentam é o controle acústico, uma vez que a película promove um bloqueio parcial do som no ambiente.

Você busca um serviço de vidraçaria bom e barato em Porto Alegre?

Encontrar uma boa vidraçaria não é algo fácil, ainda mais quando buscamos por um bom preço.

A verdade é que não há milagre e para achar um local com bom custo benefício temos que pesquisar bastante.

Mas para você que chegou até aqui vamos deixar uma dica.

A Poa Vidros é uma vidraçaria localizada em Porto Alegre que possui uma linda história envolvendo confiança, preço justo e grande variedade de serviços.

Perguntas frequentes que recebemos

Qual o tipo de vidro mais seguro?

Dentre os mais comuns o que apresenta maior segurança é o vidro temperado, que inclusive recebe o nome de vidro de segurança.

O que é mais caro vidro temperado ou laminado?

No geral o vidro laminado é mais caro que o temperado.

Qual é o nome do vidro que não quebra?

Qualquer um pode quebrar, porém os blindados são vidros produzidos para suportar grandes resistências mecânicas, em especial para dificultar a passagem de projéteis balísticos.

Qual é a cor do vidro temperado?

O vidro temperado pode apresentar diversas cores, assim como os demais tipos de vidro, inclusive transparente.

Quanto custa o metro quadrado de vidro temperado 6mm?

Em geral, aproximadamente R$340,00 a depender do tipo de acabamento.

Quantos quilos suporta um vidro temperado de 6mm?

Uma peça de vidro temperado com 6mm de espessura pode suportar uma carga de até 1000kg.

Qual a melhor espessura de vidro temperado?

Uma espessura bem utilizada pela sua versatilidade é a de 6mm.

Qual espessura mínima para vidro temperado?

Em geral a espessura mínima disponível no mercado será de 4mm.

Rolar para cima
Abrir bate-papo
Quer ajuda?
Me diz qual a sua necessidade que COM CERTEZA ajudaremos!